Batizado - comemorando com brunch

Essa postagem também é uma continuação dos tipos de recepções de batizado.
Mais consistente que o café da manhã e menos formal que o almoço, o brunch vem ganhando cada vez mais espaço na comemoração do batizado.
Com estilo informal, o tipo de cardápio servido abrange as iguarias do café da manhã mais um ou dois pratos simples do almoço.
O serviço utilizado é o de buffet, onde os próprios convidados se servem. Como explicamos na postagem anterior, divida o buffet em ilhas para facilitar o acesso das pessoas.

Clique nas imagens para ampliar

No brunch é de grande importância contratar uma copeira para retirar e repor louças e alimentos, além de garçom para servir bebidas. Não é obrigatório, mas esses profissionais ajudarão muito para você poder curtir seus convidados e não se preocupar tanto com a logística da festa.
Quando for montar o cardápio do brunch, a primeira coisa que se deve levar em conta é se haverão mesas suficientes para todos os convidados. Se não houver, opte por um cardápio que não necessite de uso de faca.
Lembre-se que servir prato quente é bom quando se tem alguém para preparar e servir na hora, caso contrário opte por pratos frios, que possam ficar no buffet.
O cardápio também inclui refrigerantes e bebidas alcoólicas, como vinho branco e espumantes (se desejar você pode servir somente essa última). Um licor, de preferência digestivo, para o final da festa também agrada.
Para sobremesa, pode-se montar uma lindíssima mesa de doces com bolo confeitado.
O brunch pede um ambiente com decoração mais simples, sem exageros. Se possível, opte por um espaço claro, com iluminação natural, de preferência ao ar livre.

O cardápio do brunch
Um bom brunch pode ter:

- Bebidas:
Café, dois tipos de sucos de frutas (laranja e outro sabor), refrigerante, vinho branco, espumante, licor e água mineral.

- Alimentos:
Três tipos de pães salgados, um tipo de pão doce, torradas, biscoitos amanteigados, pelo menos três tipos de frios (como presunto, peito de peru e salame) e dois tipos de queijos (mussarela e queijo branco), dois tipos de bolos simples, frutas frescas (se preferir, salada de fruta), salgadinhos assados, dois tipos de tortas salgadas, sanduíche de metro ou uma massa e salada verde.

- Não se esqueça:
Açúcar, adoçante, geleias, mel, requeijão, manteiga (ter margarina light também é uma boa, sempre tem alguém de dieta), patês e tempero para saladas.

Cálculo das quantidades do que servir no brunch
As quantidades informadas são referências de consumo médio por pessoa, não é regra. Tudo depende do perfil dos convidados.
Lembre-se que homens comem mais do que mulheres e jovens mais do que pessoas mais velhas. No inverno o consumo de alimentos tende a aumentar e no verão o de bebidas.

600ml de refrigerante
400ml de suco
200ml de água mineral
50ml de café
1 garrafa de licor para cada 10 pessoas
1 garrafa de vinho branco ou espumante para cada 2 pessoas
1 garrafa de espumante para cada 8 pessoas (se for servir somente para brindar)
200g de massa ou 1 sanduíche de metro para cada 6 pessoas
1 torta de 22cm serve até 10 pessoas (a quantidade de cada sabor deve ser suficiente para servir a metade do número de convidados)
4 a 6 salgadinhos assados
30g de salada verde
50g de pães diversos
25g de pães doces
3 unidades torradas
3 unidades de biscoitos
1 fatia de bolo simples
45g de frios e queijos
25g de patê
1 sachê de manteiga
1 sachê de mel
1 sachê de geleia
2 sachês de requeijão
100g de salada de frutas ou 120g de frutas frescas

Se for montar uma mesa de doces calcule:
100g de bolo
6 a 8 docinhos
1,5 bem-vividos
1 cupcake (pode substituir o bolo)

Na próxima postagem escreveremos sobre o almoço de batizado.

Assuntos relacionados:
Batizado - vidrinhos para água benta

2 comentários: