RSVP em festas infantis?

Antes de tudo vamos apresentar a sigla RSVP para quem não conhece.
Ela é a abreviatura da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, que significa "Responda, por favor".

Agora a resposta à pergunta:
Sim, RSVP em festas infantis.

Por quê?
Da mesma forma que um grande evento (um casamento, por exemplo) precisa de planejamento (como saber a quantidade de comida, bebida, garçons, etc.), as festas infantis também precisam e isso depende do número de pessoas que vão comparecer.
Hoje em vez de RSVP, é muito usado o termo "confirmação de presença". Não é deselegante e não corre o risco das pessoas não confirmarem pelo simples desconhecimento da sigla.
Se você contratou alguém para organizar sua festa, pergunte se essa pessoa oferece esse tipo de serviço. Caso não ofereça ou você que está organizando, tente delegar essa tarefa para uma amiga, por exemplo. Evite que a confirmação seja dada para você ou algum familiar. Por quê?
Primeiramente pode soar cobrança para algumas pessoas e essas poderão se sentir ofendidas, outras ficarão constrangidas de falar que não irão diretamente à você e o mais difícil, algumas poderão pedir para levar mais alguém junto e te deixar constrangida para negar (nesse caso, será mais fácil o encarregado da função dizer que como há limitação de espaço, infelizmente o anfitrião não pode convidar todas as pessoas que gostaria, por isso o limite de pessoas, do que você dizer isso).
O RSVP pode ir anexado ao convite em um cartãozinho ou o mais usado que é estar escrito no final do convite em letras menores. Nele deve constar a data limite para confirmação de presença (normalmente 15 dias antes do evento), as formas de contato e quem contatarem.
Deixe a lista com os nomes dos convidados por convite e seus respectivos telefones e/ou e-mail para contato, com o responsável pelo RSVP. Também não se esqueça de fornecer para ele dados importantes como: informações sobre o endereço do evento, como chegar, se haverá manobristas ou local para estacionar de fácil acesso, se terá monitores para cuidar das crianças, lista de presentes em alguma loja. Lembrando que essa última só deve ser dita se for perguntado, afinal é deselegante comentar se o assunto não foi tocado. Fica parecendo que você fez a festa só para ganhar presentes e esse não deve ser o objetivo de convidar alguém.
O ideal é oferecer além de um telefone, mais uma forma de contato, como um endereço de e-mail. Nesse caso, crie um e-mail exclusivo para o evento (batizadodamariaclara@provedor.com, por exemplo). Mas importante: não esqueça de responder as mensagens. Além de dar para quem enviou o e-mail a certeza que você recebeu, é também uma consideração com a pessoa que se dispôs a responder a confirmação. Se o convidado não confirmar no e-mail quantas pessoas vão, envie outro agradecendo e pergunte sutilmente sobre essa informação. Nesse caso, onde os convidados entram em contato para confirmar, chamamos de RSVP passivo.
Se as confirmações não chegarem, o responsável pela lista pode entrar em contato com os convidados uma semana antes do evento. Esse é o chamado RSVP ativo.
No Brasil as pessoas ainda estão aprendendo o quão importante é a confirmação de presença para os anfitriões. Muitas não tem noção de que não confirmar, pode atrapalhar uma logística toda. Outros não confirmam pelos simples fato de acharem que você já sabe que vão comparecer.
O mais importante de tudo é não convidar alguém achando que essa pessoa não vai. Ela pode aparecer e não estar nos seus planos.

Agora só falta o convite? Na nossa loja tem modelos lindos para você escolher!

0 comentários:

Postar um comentário